quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Diferenças



Volta às aulas

Com a volta as aulas os pais devem preparar seus filhos para a possibilidade de encontrar coleguinhas que possuem algum tipo de deficiência. É que todos devem ser tratados com respeito, desta maneira os pais estimulam seus filhos a ter uma relação de igualdade com as demais crianças, sem rótulos.
O atendimento destas crianças será feito sem restrições e adaptados a rotina normal dos demais, e com colaboração dos familiares, dos professores de toda a escola. 
Pesquisando sobre este tema encontrei em um Blog de uma mãe de um lindo menino altista que no seu blog mostra as vantagens  de ter um amiguinho novo, mesmo que este seja uma criança especial evitando exclusão social. E proporcionando Inclusão social que é oferecer, aos mais necessitados, oportunidades de acesso bens e serviços dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos.


Vai aprender aceitar as diferenças se tornando menos preconceituoso

Vai aprende a se colocar no lugar do outro entendendo mais a dificuldade do outro.

Que a comunicação vai além do falar, é feita de gesto, olhares do tato, até do silêncio.

Que as crianças especiais, nos torna pessoas melhores.

Que a vida pode ser boa mesmo com as diferenças

Aprender que devemos ajudar uns os outros 

Aprender a ser flexível e que tem várias maneiras de brincar.

Aprender lidar com as limitações, e querer superá-las.

Valorizar as coisas pequenas

E que não tem que saber tudo, mas que pode aprender sempre, assim aprende a se colocar no lugar do outro.

Os pais devem mostrar as crianças que o coleguinha que não ouve, não anda, não vê, não são doentes. São apenas diferentes. Os pais, os professores devem estimular as crianças a ter contato com as crianças deficientes permitindo assim à troca de ideias, a expressão, das emoções, e o contato físico dando a ela a oportunidade de ajudar o seu coleguinha nas diversas atividades fortalecendo os laços.



Auta leal


Blog de pesquisa: largatavirapupa.com.br

domingo, 10 de janeiro de 2016

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Material escolar

 Material escolar

2016 promete um susto ao bolso dos pais, o material escolar estará 30% mais caro. A associação Brasileira dos fabricantes e importadores destes artigos afirma que este reajuste seja de pelo menos 10% mas não é o que os pais estão vendo, porém está bem acima do que foi falado. A realidade é outra; com desvalorização do real e a alta do dólar haverá aumento dos insumos e da mão de obra. O melhor caminho é que os pais façam pesquisas de preço e antecipe as compras.
Dicas de economia:
1         Compra coletiva dos materiais pode gerar bons descontos
2         Lista de compra em mãos, para comprar só o necessário.
3         Pagamento a vista vai gerar descontos, ou parcelas que caberão no orçamento da família.

Com estas medidas evitamos os impulsos consumistas, ou modismo que acabam encarecendo o valor dos materiais escolares. Explicando sempre os filhos a situação econômica familiar.
Uma boa ideia é: Reciclar verificando se tem algum material que pode ser reutilizado.
Que tal junto com os filhos customizar a mochila, com rendas, botões, retalho, desbotando, ou manchando a peça. Tudo isto dará uma nova cara a sua mochila e será bem divertido.

Observar os seus direitos:

Os pais devem ficar atentos à lista de materiais escolares conforme recomenda o (PROCON). Que afirma que é proibido materiais de uso coletivo, ou administrativo da Instituição de ensino.
A escola só pode exigir materiais de uso pessoal necessário ao desenvolvimento e das Atividades pedagógicas.
Os pais não são obrigados a comprar material de limpeza, a escola não podem indicar a marca ou modelos dos materiais a ser comprado.

Auta Leal


Fonte de pesquisa:www.correio24horas.com.br

domingo, 3 de janeiro de 2016

Ferias e modernidade eletônica

Férias e modernidade

Com as férias as crianças estão mais voltadas às modernidades eletrônicas. Porém, mesmo trabalhando a concentração, a criança fica estática diante do computador, do celular,  por várias horas. Sendo necessário que este tempo seja monitorado por um adulto e que seja limitado.
As Brincadeiras foram deixadas de lado devidas a falta de quintais, as pessoas moram em apartamentos por seguranças, diante do alto índicie de violência. As brincadeiras antigas, trabalha a concentração, o equilíbrio dando maior noção espacial, à uma maior área corporal que será trabalhada ao brincar. Brincando em uma área livre, a criança tem uma liberdade maior dos movimentos e ainda mais  com  a interação familiar serão momentos agradáveis. Uma boa ideia é pedir aos avós para contar como brincavam quando eram pequenos, do que eles gostavam mais de brincar, E com isto   permiti que os avós contem suas histórias e faça parte das brincadeiras, isto fará muito bem á eles, e para toda a família.

Auta Leal

  Pesquisa  tirada:www.fonoterpia.com.br

Brasilescola.uol.com.br