quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O transporte escolar

Transporte escolar

As aulas já começaram, para os pais uma boa opção é o transporte escolar. Mas é muito importante que seja um serviço seguro para as crianças. Esse serviço pode ser prestado por autônomos, empresas ou pela própria escola, e deverão respeitar as regras do código de nacional do transito com a autorização do DETRAN.
Esta autorização deve está fixada na parte interna do veiculo e em local visível, constando o numero de passageiros seguindo normas do fabricante. É importante verificar se o motorista esta capacitado para dirigir este tipo de transporte com a carteira de habilitação D. Observar sempre a maneira com ele trata as crianças na hora do desembarque e o embarque.
É o mais importante é, verificar se o veiculo está dentro das normas de segurança, com cinto para todas as cadeiras, se as janelas estão travadas abrindo no máximo dez centímetros. Devendo está alerta quanto funcionamento dos faróis, lanternas, pneus.
 Os pais devem procurar referencias sobre este serviço prestado em outras escolas. saber nome, RG  e o telefone do motorista fazer tudo assinando um contrato para não ser pego de surpresas .A responsabilidade é  muito  grande,  são seus filhos, estão sendo transportados e uma parceria .

Auta leal

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Rotina: Volta ás aulas

Rotina: volta às aulas

Com a volta as aulas, o grande problema e adaptação a nova rotina  . As crianças  já deve está adaptadas ao novo  horário  das aula. Segundo especialistas  , o sono interfere no aprendizado. Um sono reparador proporciona um aprendizado melhor ajudando reter o que foi dado em sala de aula.
Segundo a médica neurologista Ester London, Uma noite mal dormida atrapalha todo o dia, causando dificuldade de concentração  ,alteração da memoria, do humor Podendo causar sonolência ,agressividade, irritabilidade ,entre outros sintomas.
As crianças devem estar adaptadas a dormi de oito a dez  horas .O sono é uma questão de habito, é cabe os pais passar aos filhos  segurança e tranquilidade Na hora de dormir. O descanso e importante  ,proporcionando um ambiente calmo tranquilo.
São pré-requisitos para uma boa noite de sono, evitar comer  alimentos com alto teor Energéticos, com   guloseimas, chocolates ,ficar vendo TV, jogos ,games, e atividades excitantes ,proporcionando um lugar tranquilo, pouca luz ,lendo uma historinha. Tudo isto ira induzir a um sono, tranquilo e reparador.

Auta leal
Pesquisa: www.vidaplenaebemestar.com.br


terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

As mochilas escolares

 As mochilas escolares

As mochilas escolares podem representar um risco a saúde dos estudantes se não seguir os critérios corretos. Podendo levar a criança se queixar de dores na coluna vertebral, no pescoço e ombros. Devido ao excesso de peso ,e do  desconhecimento das regras básicas quanto ao seu  uso correto, podendo levar ao desvio postural principalmente durante fase de crescimento.
Dicas:
A)     Ajustar a mochila na altura dos glúteos
B)      Ajustar o tamanho das alças,  regular  para que sua base fique na linha da cintura.
C)      Escolher mochilas que tenha as alças largas e acolchoadas  ,para melhor distribuição do peso em uma área maior dos ombros.
Os especialistas recomendam, que uma criança não deve carregar mais de 10% do seu  peso corporal em uma mochila.
Aos 4 ao 5 anos:   O ideal é que uma criança utilize apenas a lancheira, e se necessário uma bolsa com rodinhas para o material didático.
Aos 6 a 7 anos:   Ainda se recomenda as bolsas com rodinhas, ou uma mochila   desde  que se respeite as normas do peso 10%.
Aos 12ª13 anos:  As mochilas estão liberadas respeitando os critérios do 10% do peso do aluno .
No meu modo de pens ar, os armários seria um item  indispensável  nas   escolas sendo vantajoso para instituição  e para as crianças. Gerando um planejamento de ambas as partes  para que o material  didático estejam presente na sala de aula, delegando ao aluno responsabilidades  E evitando que tenham que carregar um peso desnecessário todos os dias.
 Auta Leal


Artigos de pesquisa: Fisioterapiahumberto. blogspot/.com.br

WWW.mundosimples.com.br

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Lanche escolar

 Lanche  escolar

Os tempos mudaram. O  consumo de muito açúcar   nos dias de hoje é a nossa preocupação. Um lanche mais nutritivo e saboroso e o indicado porem sem perder os nutrientes  diários. Lendo sobre o assunto, vi uma reportagem em que a nutricionista Marcia Daskal explica com usar  uma formula mágica onde as mães só precisa   usar os grupos certos dos alimentos.
Ela divide os alimentos em grupos, os energéticos, os construtores, ‘os reguladores.
(a)    Grupos energéticos;
(b)   Construtores
(c)    Reguladores.
Energético
Faz parte dos energéticos: Ao pães, biscoitos cereais, e tudo preferencialmente integral. O açúcar controlado, devendo evitar os  biscoitos  recheados  principalmente os Wafer.
Construtores:
Leite integral, os queijos ,iogurte natural ou com frutas ou mel, atum em água, ovos cozidos de codorna ou galinha.
Reguladores:
São as frutas frascas ou secas, sucos natural ,água de coco, palitos de legumes e até azeitona.
Saladas de frutas, e as castanhas, que são ricas em proteínas e gorduras.

Mas nem sempre a criança quer comer  o que é indicado. É por isso a pipoca e é a solução inteligente. Feita em casa e um lanche nutritivo e divertido ‘o melhor muito saldável. Pode fazer uma porção maior por que certamente os coleguinhas vão querer
DICAS   1
Para a pipoca ficar perfeita  ,usar uma panela inox, ou com fundo duplo que vai gerar um calor uniforme sem queimar as pipocas.
Dica 2
Conservação
Para a pipoca conservar até 15 dias, depois de prontas colocar em uma forma para esfriar,
Depois embalar em saquinhos, ou vidros hermeticamente fechados. Sem contato com o ár a pipoca se manterá crocante  ou seja perfeita para  levar de lanche.
WWW,panelinhaig.com.br 
Auta Leal




quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Ensino fundamental

Ensino Fundamental

A saída da educação infantil para o ensino fundamental é uma passagem importante onde às horas de estudos serão mais importantes, haverá mais lições de casa, provas, é notas, as brincadeiras terão pouco espaço.  E que toda essa mudança faz parte de uma evolução natural, saudável na vida infantil. Os pais devem demostra segurança é que eles já estão prontos para enfrentar a nova fase. 
Os pais devem compreender o novo momento na vida dos filhos. A insegurança dos pais pode deixar a criança com medo ,gerando duvidas é expectativas. Cabe os pais   mostra aos filhos que a próxima serie, é um passo importante em suas vidas, e que são capazes de aprender todas as matérias e novidades que virão ao decorre dos semestres.


Fonte pesquisa: www,educarparacrescer,abril.


Convido  as mães  a visitar este endereço ,e muito esclarecedor.