segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Hábitos alimentares.

Hábitos alimentares

Os hábitos alimentares tem que ser estabelecidos na infância  , e  com  atividade física. Para que não contribua negativamente  na faze adulta das crianças. A obesidade infantil já é um fato, estudos aprovados pelo comitê de ética em pesquisa Das Faculdades Integradas do Brasil-Uni Brasil sob o parecer 59/2010.
Através de ferramentas pedagógicas foi criado um programa  de i  atividades  de intervenção Nutricional especifico  para um grupo da comunidade , duas   Escola  da Rede Municipal de Educação de Curitiba.
Este estudo constatou três momentos:
A)  Avaliação sobre o nível de conhecimento em relação aos hábitos alimentares  das crianças com comer bem. Avaliação por meio de questionário de múltipla escolha.
B)   Em segundo momento ,foi elaborado um roteiro de teatro de fantoches ,com conteúdo sobre a alimentação saudável sua importância. Em consonância  ao questionário  anteriormente  utilizado.
C)   No terceiro e ultimo momento a atividade do  mesmo questionário foi  reaplicado
Favorecendo assim uma avaliação de efeito  da peça de teatro sobre o conhecimento das crianças.
O que ficou demonstrado que as crianças e adolescentes  estão Menos frutas e cereais são importantes para adequação  nutricional.
Estão consumindo mais açucares é gordura  ,o que lamenta o risco de obesidade infantil.
Guia alimentar de 2006 já mostrava que, os alimentos  industrializados  com salsicha, a
Mortadela ,frituras, salgadinhos ,e doces ,deve ser consumidos uma vez por semana.

Fonte pesquisa:   Educação nutricional com atividades lúdicas .Para rede Municipal de Ensino
De Curitiba.
Jenier Carla de Oliveira
Suellen Dallas Costa
Silvia  Maria B da Rocha

Auta Leal




Alimentaçao Infantil

Tudo começa assim:

Nossas crianças após o seis meses  de aleitamento materno ,pode se introduzir as papinhas. As papinhas legumes, e de frutas  ,a criança e apresentada a uma gama  de sabores, cores e textura. Estas papinha deve  ser amassadinhas dando a oportunidade a criança de mastigar.
Porem está nova alimentação pode causar estranheza já que só estava acostumada com leite materno. As care tinhas   são normais e divertidas, Porem deve-se oferecer até dez  vezes para comprovar se ela vai gostar ou não.
De um ano até os dois anos deve-se permitir que a criança toque os alimentos  provocando uma agradável experiência  de texturas ,cores é sabores .Os horários das refeições deve ser respeitando  criando assim uma rotina.
Os pratos devem ser colori dos ,e as verduras legumes picadinhos de variadas  formas  tornando  esta hora divertida. Usando  a imaginação e cortadores de biscoitos as frutas os legumes serão  mais atrativas os olhos da criança. Podem ser ofertadas em forma de espetinhos além-nutritivas coloridas  vai fazer sucesso. Mas cuidado os espetinhos tem ser Sob vigilância .
Dicas
a)     Verificar e respeitar os horários das refeições
b)    Nunca   servi  a criança a frente da TV
c)     As refeições tem ser a mesa com a família (se possível)
d)    Servir porções de acordo a idade da criança
e)     Evitar da guloseimas  quando a criança não aceitou o alimentação
f)      Evitar líquidos antes durante  as refeições


Auta Leal

Pesquisas feita:






quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Leitura no desenvolvimento infantil

A Leitura no desenvolvimento infantil

A formação  das conexões celebrais são mais acentuadas na primeira infância. Por isso a importância de se ler para as crianças, a experiência que elas vivenciam  tem uma grande Influencia na formação arquitetônica do celebro.
Os estímulos cognitivos  ,sensoriais afetivos tem um papel muito importante. A leitura  é Tão importante nesta faze que se tornou recomendação médica tanto no exterior com no Brasil.Os benefícios da leitura na primeira infância:
Em primeiro lugar: Fortalece o vinculo  entre a criança e a pessoa que está lendo para ela  os pais, avós, cuidadores. Desenvolvendo a atenção, a comunicação, o vocabulário a memória é O raciocínio infantil.
Estimulando a curiosidade, a imaginação é a criatividade, vai ajudar a criança a lidar e perceber os  sentimentos e as emoções. Auxilia no desenvolvimento da empatia (E a capacidade  de se Colocar no lugar do outro.
Ajuda a minimizar os problemas  comportamentais como, agressividade ,hiperatividade e o Comportamento arredio de algumas crianças. Auxiliando em uma boa qualidade do sono e no desenvolvimento da linguagem oral das crianças.Vamos ler para nossas crianças ,levar  para passear  em  livrarias despertando o amor a leitura